Os princípios de convivência são construídos pela comunidade escolar e revistos sempre que fizer necessário.
1. O respeito mútuo deve ser a base da convivência de toda a comunidade escolar.
Sanções: Desculpar-se com as pessoas envolvidas.
Encaminhar para a Direção.
Encaminhar para a Direção.
Advertência
Suspensão
Suspensão
2. Estabelecer diálogo franco e aberto com a equipe diretiva, professores e funcionários.
Sanções: Casos graves comunicado aos pais.
Advertência.
Advertência.
3. Conviver em clima de respeito e diálogo com todos os elementos da comunidade educativa, independentemente de sua função.
Sanções: Comunicado aos pais.
Advertência
Suspensão.
Advertência
Suspensão.
4. Conviver no mesmo clima de respeito e diálogo com todas as pessoas que visitam ou procuram a escola.
Sanções: Comunicado aos pais.
Advertência
Advertência
5. Manter relações inter-pessoais adequadas ao ambiente escolar.
Sanção: Conversa com a Orientação.
Levar para a Direção.
Comunicado aos pais.
Levar para a Direção.
Comunicado aos pais.
6. Estabelecer relação de respeito no processo de construção do conhecimento, proporcionando espaços para que opiniões divergentes possam ser expostas, havendo assim crescimento pessoal e grupal
Sanção: Diálogo com os professores.
Conversar com a Orientação.
Conversar com Conselheiro e Direção.
Conversar com a Orientação.
Conversar com Conselheiro e Direção.
7. Planejar e participar ativamente das atividades propostas pela escola.
Sanção: Dar falta se não tiver justificativa.
8. Manter a sala de aula limpa e organizada durante toda a permanência na escola.
Sanção: Se não limpar no seu dia, faze-lo no dia seguinte.
Em caso de sala suja, a turma responsável deve limpar e a Direção ser comunicada.
Advertência.
9. As saídas durante as aulas só devem ocorrer com autorização dos professores. Não há intervalos entre os períodos, apenas mudanças de professores. É importante esperá-los em sala. Idas ao banheiro devem ser comunicadas aos professores da aula seguinte.
Sanções: Casos extremos encaminhar à Direção.
Se ficar fora da aula recebe falta.
Retorno somente com autorização.
Se ficar fora da aula recebe falta.
Retorno somente com autorização.
Em caso de reincidência, deve receber advertência e professor faz registro na Direção.
Comunicado aos pais.
10. Não é permitido o uso de aparelhos eletrônicos (celulares, pagers, walkman, mp3, mp4) durante as aulas e realização de provas e avaliações.
§ único: Direito a atender em caso de emergência com a licença do professor, o qual deverá ser avisado da necessidade, mantendo no modo silencioso.
Sanção: Recolher o celular e devolver no final da aula.
Em caso de reincidência, entregar o aparelho à Direção e devolve-lo somente aos pais.
Advertência.
Suspensão.
Suspensão.
11. Responsabilizar-se por objetos e valores que trouxer para a escola (ou para atividades escolares externas) que não sejam rigorosamente necessários às atividades pedagógicas.
Sanção: Suspensão do aluno que infringir a norma.
Recuperação ou ressarcimento do objeto.
Recuperação ou ressarcimento do objeto.
12. Cumprir o horário de entrada e saída das aulas.
Sanção: Receber falta.
Após atrasos freqüentes é exigida a presença dos pais.
Encaminhamento para Direção.
Advertência por escrito.
Após atrasos freqüentes é exigida a presença dos pais.
Encaminhamento para Direção.
Advertência por escrito.
13. Ser pontual e assíduo no comparecimento às aulas e demais atividades promovidas pelo colégio, em sua sede ou fora dele.
Sanção: Falta.
Em excesso, chamar e/ou comunicar os pais.
Em excesso, chamar e/ou comunicar os pais.
14. Trajar-se adequadamente à atividade e ao local, visando a segurança e o respeito a si mesmo e aos demais.
Sanção: Alerta verbal.
Não entrar na escola e só voltar se trajado adequadamente.
Advertência.
Não entrar na escola e só voltar se trajado adequadamente.
Advertência.
15. Valorizar as pessoas, chamando-as pelo nome. Evitar apelidos.
Sanção: Orientação.
Advertência em casos abusivos.
Advertência em casos abusivos.
16. Participar das atividades do Grêmio Estudantil.
17. A preservação do patrimônio do colégio é compromisso de todos os integrantes da comunidade escolar.
Sanção: Reposição ou ressarcimento do material danificado.
Encaminhamento à Direção.
Encaminhamento à Direção.
Pintar novamente as paredes riscadas ou danificadas.
Casos de reincidência ou abuso encaminhar à Promotoria Pública.
Casos de reincidência ou abuso encaminhar à Promotoria Pública.
18. O cuidado com a escola requer atenção especial. Casos considerados abusivos serão de responsabilidade do aluno, implicando em ressarcimento dos prejuízos causados, tanto ao colégio quanto aos colegas e a outros membros da comunidade educativa.
Sanção: Reposição ou ressarcimento do material danificado.
Encaminhamento à Direção.
Encaminhamento à Direção.
Advertência.
Suspensão.
Suspensão.
19. Integrar-se ao projeto de coleta Seletiva do Lixo, separando adequadamente os resíduos, colaborando assim para a preservação da natureza.
Sanção: Orientação sistemática
20. Não é permitido o uso de qualquer substância psicoativa na escola.
Sanção: Orientação quanto à saúde e proibição legal.
Advertência
Notificação dos pais.
Advertência
Notificação dos pais.
Suspensão.
21. Quando da necessidade de circular pelos corredores, fazê-lo sem causar perturbações.
Sanção: Orientação
Advertência em caso de abuso.
Advertência em caso de abuso.
22. Os alunos devem apresentar suas dificuldades de aprendizagem aos respectivos professores, buscando ajuda e orientação.
5 comentários:
Na física estamos tentando nos organizar, mas temos pouco tempo; por isso, vamos nos encontrar fora da escola, teremos bastante trabalho pela frente; queremos
mudar, e para melhor, de acordo com objetivos da escola e, com os parâmetros curriculares das lições do RS.
Daniele
Ligia Agnes deixou um novo comentário sobre a sua postagem "PRINCÍPIOS
DE CONVIVÊNCIA":
Na quimica podemos observar que em alguns conte[udos náo estáo de
acordo com as series que sáo trabalhados atualmente. Estamos
conversando para verificar qual sera a melhor maneira de adaptar a nova
proposta.
Ligia Agnes
O Plano Político Pedagógico do Colégio E.P.Castelo Branco está muito bem explicitado, centrado, definido, objetivamente detalhado, conectando e delegando atribuições ou competências aos diversos setores/ pessoas envolvidas neste âmbito educacional.
Língua Estrangeira Moderna- Inglês:
Currículo: Deverá ser revisto para melhorar equiparação de carga horária das diversas disciplinas/ especialmente no Ens. Médio.
Metodologia: Frente aos avanços e recursos tecnológicos que o mundo apresenta e que o colégio Catelo Branco dispõe há dois níveis de distanciamento a considerar.
a) Excasses de recursos tecnológicos para muitos professores quando da realização de suas atividades profissionais extra horário escolar.
b) Diversos professores iniciados em um trabalho tradicional, apresentam resistências e dificuldades frente À tecnologia atual.
Não cabe mais ao professor hoje, simplesmente "ensinar o aluno", isto é mera transmissão de informações. O desafio e o compromisso do educador é cada vez mais imergir o educando na habilidade de aprender e na competência no uso desses saberes para inserir - se como cidadão, bom profissional e ser humano feliz.
Finalidades/Objetivos
Ensino Fundamental: Conscientizar e incentivar o aprendiz quanto ao valor e utilidade de conhecimentos sem fronteiras da Língua Inglesa.
Enfatizar habilidades fundamentais da comunicação: ouvir,ler, escrever, falar.
Ensino médio: Predispor o aluno para a aquisição de novos níveis de conhecimento de Língua Inglesa, interagindo e fazendo uso do idioma nas mais variadas situações.
Metas:
Organizar as turmas por níveis de conhecimento ( pré - requisito) para um desenvolvimento qualitativo na aquisição e domínio da Língua Inglesa em consonância e / ou Parâmetros Curriculares - Lições do Rio Grande.
Avaliação:
Deve ser constante, crescente, individualizada e completa.
Constante: todos os momentos das ações escolares dos alunos captados pelos professores são passíveis de avaliação.
Crescente: Para que a valiação, bem como, os resultados sejam crescentes, é preciso que o aprendiz receba estímulos cognitivos culturais, ascendendo os níveis de dificuldades.
Individualizada: uma avaliação só se consolida eficaz e plenamente no referencial aprendizagem quando consideradas as individualizadas.
Completa: O aluno é um conjunto, assim também sua avaliação deve ser o conjunto de suas vivências escolares.
Oi colegas! Respeito nossa caminhada, porque mesmo com falhas procuramos acertar e ser firmes no que fazemos. Admiro nossa escola por ter os princípios de convivência, também por tê-lo a partir de construção coletiva. Devemos fazer um trabalho, envolvendo todos, para fazê-los acontecer. Tudo isso é exercício de cidadania, e as vivências e interrelações sempre são complexas. Quanto ao Regimento, quando possível e se possível, deveríamos contemplar educação à distância, considerando casos especiais (Gripe A e outras situações específicas). Abraço de luz. Sandra Karpiuk
As mudanças estão sempre acontecedno de maneira muito rápida na atualidade, em todos os setores. O (re)pensar, o (re)construir e a discussão permante são necessários para a adequação aos desafios que surgem e para aprefeiçoar as práticas pedagógicas na ação de educar.
Na Arte já adequamos os planos de acordo com as solicitações.
Concordo que seja necessária uma construção coletiva na escola onde se faça sentir uma linha comum de ação pedagógica e administrativa, bem como o envolvimento de todos que fazem parte do processo ensino-aprendizagem (professores, alunos, famílias...). Tudo está em relação. Nada é isolado. Quanto ao princípios de convivência, foram uma caminhada de construção a comunidade escolar portanto, devem-se fazer valer como linha ação comum.
Iara Sturmer Teixeira
Postar um comentário