- "Verdade que toda mudança vem acompanhada pela resistência, pelo medo e pela pedagogia da incerteza. Cabe lembrar, no entanto, que sem ousadia a escola jamais sairá da sua forma tradicional de lidar com o conhecimento. Não tem como implantar o novo sem romper com o velho. Este é um passo necessário e indispensável. Além do mais, avanços pedagógicos sempre requerem coragem e causam inquietações."
- As mudanças nas práticas educativas têm preço, é preciso querer pagá-lo. Quem deseja avançar deve estar ciente de que terá mais trabalho, no entanto terá mais satisfação; precisará se dispor mais, mas terá com certeza melhores resultados, sobretudo em termos de aprendizagem.
- Comumente queremos manter nossa ação pedagógica segura, mesmo sabendo que não faz mais sentido, repetimos certas abordagens para não correr o risco de errar. Não gostamos de correr riscos e acabamos cristalizando práticas que não nos satisfazem e tão pouco interessam aos alunos. Mudar o itinerário pedagógico exige assumir o incerto com segurança, conceber o erro como limite que precisa ser reelaborado e assim superado."
Hedi Maria Luft, pg 69, Revista Espaços da escola, Unijuí (os grifos são meus - Günter)
Nenhum comentário:
Postar um comentário